sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O que são blogs ?

Para entender o que é um blog, vamos explicar a palavra weblog, a qual é resultante de duas outras da língua inglesa. A palavra web é utilizada para abreviar www (World Wide Web), sendo dela derivada. Já a palavra log indica registro. Por sua vez, weblog, registros na web.
Para analisar os blogs, é necessário ter em mente como são caracterizados. Primeiramente, eles dispõem de ordem cronológica da informação, exibindo em primeiro lugar os textos postados em data mais recente. Nesse universo usa-se a palavra postar para indicar a colocação da informação na rede. Um post, como é chamado pelos blogueiros o resultado do ato de postar, é uma atualização ou a alimentação de alguma informação no blog.
Além da exposição da informação em ordem cronológica, elas são colocadas no ar através de blocos. Para a construção de um blog, encontram-se templates6 prontos, que devem ser seguidos pelos usuários. Isso é o que facilita a vida de internautas que desconhecem linguagens de programação para a web. Diz-se que a interface é simplificada, uma vez que a disposição do conteúdo é padrão para todos aqueles que criam um blog através de uma ferramenta servidora de weblog.
(...) weblogs possuem uma estrutura-padrão, um formato específico, com algumas variáveis, e por isso são facilmente reconhecíveis na internet. Tal estrutura é determinada por um conjunto de blocos de conteúdo textual e/ou imagético permanentemente renovado. Os weblogs são ainda organizados em função do tempo, ou seja, com as últimas atualizações na parte superior do sítio e as mais antigas logo abaixo, organizadas de acordo com a data de publicação do bloco de texto, privilegiando a atualização mais recente, permitindo que o visitante saiba quando ou se o sítio fora atualizado. (SILVA, 2003, p. 21)
Como explicado, os blogs são construídos desde que um servidor ou uma ferramenta disponibilize o serviço. Como é o caso dos servidores brasileiros, Blogger, Weblogger, Blig.
Estas ferramentas facilitam, ao usuário, a criação e manutenção de um blog. Assim, torna-se fácil reconhecer a que servidor o blog, pertence, uma vez que os endereços eletrônicos URL7 são derivados daquele. Porém, nem todos os usuários que possuem blogs usam estas ferramentas. internautas mais experientes e com domínio de programação na internet podem optar por criar a sua própria ferramenta de blog. Além disso, os blogs podem ser atualizados diariamente, quinzenalmente, ou, até mesmo, a toda hora, sem padrão específico.
Os weblogs são baseados em mecanismos que facilitam a colocação de um website no ar. Geralmente possuem layouts prontos e dispensam a necessidade de que o blogueiro saiba a linguagem HTML, principal problema para a colocação de conteúdo na Web. A maioria dos weblogs é baseada também nos princípios de microconteúdo (textos curtos, com as informações relevantes, colocados de modo padrão - em blocos - no site, denominados posts), e atualização freqüente (geralmente, diária. Em alguns casos, os weblogs são atualizados várias vezes ao dia). (RECUERO, 2003, p. 1)
Entre as características marcantes dos blogs estão os links e os espaços para comentários dos visitantes. Boa parte dos blogs contém links para outros blogs, que, em sua maioria, publicam assuntos correlatos, formando uma espécie de corrente.
Por vivência na própria internet, construindo, renovando e visitando blogs é que se torna possível manter um “ciclo de visitas”. Geralmente, um blogueiro visita outros blogs, deixando comentários e indicando o endereço de sua página. Assim, fortifica-se e se mantém um “ciclo de visitação”.
.





Autora:
Aleta Tereza Dreves
Monografia apresentada como requisito parcial à conclusão do Curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, da Faculdade de Pato Branco – FADEP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário