sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Classificação dos weblogs ou blogs


Após entendermos o que é blog, podemos demonstrar algumas das classificações existentes que diferenciam os blogs de websites ou homepages.
Quando se cria um blog, em qualquer servidor, o blogueiro tem duas variantes de estrutura a sua disposição. Ele restringe a alimentação de conteúdo apenas para si ou pode deixar que outras pessoas participem do seu blog, desde que autorizadas previamente. Essas possibilidades são oferecidas, pela maioria das ferramentas de blogs. Adotamos essas variantes como indicadores das “classificações primárias” (SILVA, 2003):
a) blogs individuais: somente o autor do blog pode postar conteúdo, tendo toda a autonomia sobre o blog;
b) blogs coletivos: vários autores têm acesso à ferramenta para postar conteúdos, sendo determinado pelo criador do blog a autonomia dos usuários. Eles podem ser usuários administradores, com permissão para alterar todo o blog, inclusive seu layout e demais configurações; ou, apenas usuários convidados. Através desta última opção, só é autorizado o post de conteúdos ou edição do próprio conteúdo, ficando vedado a alteração de posts realizados por outros usuários.
SILVA (2003) também adota nas “categorias primárias” a distinção entre blogs temáticos ou livres:
a) blogs temáticos
Produzido individualmente ou em grupos, este tipo de weblog é concebido com base em um tema específico ou numa área de interesse em comum. (...) Uma subdivisão dos weblogs temáticos é denominada K-logs (knowledge weblogs), que são as páginas compostas por informações e temas específicos, voltados para grupos de interesse. Nesta categoria, podemos incluir weblogs com propósitos educacionais e pedagógicos, jornalísticos, entre outros. (SILVA, 2003, p.59)
b) blogs livres
Como o próprio nome sugere, são publicações que não procuram se deter em um único tema, por se tratarem de formas livres de anotações, que podem incluir criação literária, comentários sobre o que se passa na cabeça do autor, críticas, fofocas, atualização de notícias, diários, entre outros. (SILVA, 2003, p. 61)
Abaixo das “classificações primárias” está a de conteúdo, defendida por RECUERO (2003). Segundo a própria autora, esta, assim como outras classificações a fim de compreenderem as muitas faces dos blogs já nasceram mortas, pois o conteúdo dos blogs é extremamente mutável.
Weblogs Diários – São os weblogs que se referenciam principalmente à vida pessoal do autor. O seu objetivo não é trazer informações ou discuti-las mas,simplesmente, relatar fatos cotidianos, como um diário pessoal.
Weblogs Publicações – São weblogs que se destinam principalmente a trazer informação de modo opinativo. Buscam principalmente o debate e o comentário. Alguns possuem um tema central, outros tratam de generalidades.
Weblogs Literários – São os weblogs destinados ou a contar uma história ficcional ou, simplesmente, ser um conjunto de crônicas ou poesias com ambições literárias.
Weblogs Clippings – São os weblogs que simplesmente se destinam a ser um apanhado de links ou recortes de outras publicações, com o objetivo de filtrar a informação publicada em outros lugares.
Weblogs Mistos – São aqueles que efetivamente misturam posts pessoais e posts informativos, com notícias,dicas e comentários de acordo com o gosto e opinião pessoal do autor. (RECUERO, 2003, on-line)






Autora:
Aleta Tereza Dreves
Monografia apresentada como requisito parcial à conclusão do Curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, da Faculdade de Pato Branco – FADEP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário