sexta-feira, 23 de abril de 2010

Há cinco anos o YouTube postava o primeiro vídeo. Hoje tem 10 milhões de acessos/dia

Em 23 de abril de 2005 era inaugurado o sistema de postagens de vídeos do YouTube. Intitulado de “Me at the zoo” (eu no zoológico), o primeiro vídeo do site teve duração de 19 segundos e foi gravado em um zoológico de San Diego, Califórnia. O filme mostrava imagens de Jawed Karim, um dos criadores do YouTube, na frente da jaula de elefantes.
Karim e Chad Hurley são os responsáveis pela criação do maior site de compartilhamento de vídeos do mundo. Um ano após o lançamento foi anunciada a compra bilionária dos domínios do YouTube pelo Google por U$ 1,65 bilhão.

Simplicidade
Em entrevista para a Revista Veja, Chad Hurley contou sobre a criação do site e sobre as pequenas pretensões em torno do portal. Segundo conta, os amigos queriam compartilhar as gravações de um aniversário com outras pessoas, dentre outros eventos, mas era difícil encaminhar por e-mail e demorava muito para ser postado na internet.
Hurley atribui o sucesso do YouTube à simplicidade. Para ele o acesso gratuito, a facilidade de postar os vídeos e o rápido download através da tecnologia Flash foram aspectos essenciais para a popularização do site.

O Youtube e a Publicidade
Com mais de 10 milhões de acessos diários no Brasil, o YouTube é uma das principais pontes entre a publicidade e o seu público alvo. No final de 2009, o Google Brasil abriu um canal (http://www.youtube.com/advertisebr) voltado para a publicidade, propaganda e marketing, o advertisebr.

Me at the zoo


Links relacionados:
O recall de comerciais antigos no Youtube. Automóveis lideram
Os Top Dez (10) mais vistos no YouTube. Do Brasil
Os Top Dez (10) mais vistos no YouTube. Do mundo (1)
Os Top Dez (10) mais vistos no YouTube. Do mundo (2)

Fonte: Almanaque da Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário